sábado, 27 de fevereiro de 2016

Encontro Mulheres do PPS retoma organização do segmento para fortalecer o Partido em Santa Catarina


Participantes do Encontro das Mulheres do PPS-SC



No último sábado (20) as mulheres do PPS estiveram reunidas em seu Encontro Estadual, realizado no Hotel Valerim Plaza, município de Florianópolis-SC, diversas lideranças do estado estiveram prestigiando o evento que marca a retomada da organização deste segmento partidário.

Na abertura, a Coordenadora Nacional Elaine Otto, disse com emoção que desde sua entrada no PPS, o Partido em Santa Catarina, nunca havia reunido as mulheres para discutirem a atuação politica partidária. Representando os homens, o Secretário geral Francisco Assis Medeiros.

Palestras

Vereadora Rejane W. Oliveira
A Palestra Mulher na Política teve como palestrante a vereadora Rejane Webster de Oliveira, coordenadora Estadual de Mulheres do PPS do Rio Grande do Sul, expondo sua caminhada,  as vezes com vitórias outras não, destacando o  quanto uma vereadora pode ser útil à sua cidade

Diálogo "Mulheres 23" com a Deputada Federal Carmen Zanotto, presidente Estadual do PPS.

Durante o evento a deputada Carmen Zanotto respondeu os questionamentos das mulheres presentes e as conclamou para participarem do processo eleitoral. "Nós temos a característica de trabalhar nos bastidores do processo, mas precisamos acreditar que podemos fazer a diferença e assumir os mais variados espaços de poder e na política", disse a parlamentar.

A deputada também falou sobre a sua vida pública desde quando assumiu como secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde e titular da pasta.

 
Deputada federal Carmen Zanotto
"Meu principal desafio foi disputar as eleições, tivemos muita dificuldade, mas conseguimos sair vitoriosos. Precisamos acreditar em nós mesmos e buscar as oportunidades. O PPS tem espaço para as mulheres e nós acreditamos no equilíbrio do pensamento", ressaltou a deputada.

Homenagem

Telma Pitta, Helena Márcia Kretzer e Jurema dos Santos
Em um dos momentos do Encontro, a Coordenação Catarinense homenageou uma das mais antigas filiadas do PCB/PPS, secretária geral do Partido no município de São José e membro da Executiva Estadual,  pré-candidata a vereadora, Helena Márcia Kretzer, como Expressão da Mulher 23.


Coordenação Estadual Provisória

No encontro foram referendados os nomes das companheiras, socióloga   Valéria Mont Serrat e da arquiteta Telma Pitta para assumirem provisoriamente a Coordenação Estadual de Mulheres PPS até o Congresso Estadual de Mulheres que, segundo a Coordenação, acontecerá concomitante ao Congresso estadual do PPS SC.

Documentos aprovados

O plenário do Encontro aprovou Moção manifestando apoio as mulheres vítimas dos crimes sexuais e de assédio praticados pelo medico nutrólogo Omar Cesar Ferreira de Castro,  que segundo registro na 6° DP, em 2015 foram praticados com redução da capacidade de decisão e defesa da vitima e que ferem gravemente a todas as mulheres e expressam o mais alto grau de violência que uma mulher pode sofrer, exigindo celeridade nas apurações e justiça.

Elaine Otto abre os trabalho do Encontro das Mulheres do PPS-SC
Segundo Elaine Otto, desde o primeiro Boletim de Ocorrência em 2013, até decretação preventiva do médicoagressor, houve  uma temporalidade de no mínimo 3 anos,  e até a conclusão há um longo caminho a percorrer. Por isso a Moção pede a urgência da criação da Secretaria Estadual da Mulher para que as políticas dos direitos da mulher sejam efetivamente de Estado e não de Governo, bem como seja desmembrado da  6º DP uma o atendimento às mulheres, criando Delegacia dos Direitos da Mulher.

Marly Müller, Rejane W. Oliveira, Carmen Zanotto e Miriam Amarante
Na oportunidade, por proposição das advogadas, companheiras Marly Müller Ferreira e Miriam Amarante, a Plenária aprovou também pedido de desagravo a presidente regional do PPS-SC, deputada federal Carmen Zanotto, para que o conjunto de homens do Partido a respeite e a todas as filiadas do PPS, dentro e fora de suas funções partidárias, o documento será levado a Direção Estadual do PPS para que seja feito o registro em reunião. 

Imagens: Zé Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário