terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Freire apoia debate sobre o vírus zika proposto pelo PPS de São Caetano

Por Fábio Matos - Assessoria do Parlamentar

Em meio ao aumento do número de brasileiros infectados pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, da febre amarela e do vírus chikungunya, o PPS de São Caetano do Sul (SP) pretende organizar um grande encontro para debater a situação da saúde brasileira e os métodos de prevenção a essas doenças. A iniciativa é da radialista Adriana Cambaúva, recém-filiada ao partido, e conta com o apoio do deputado Roberto Freire (SP), presidente nacional da legenda.

Segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o país registra cerca de 400 casos confirmados e outros 3.670 casos suspeitos de bebês com microcefalia, caracterizada por uma má formação cerebral que faz com que o crânio do feto não se desenvolva normalmente. A comunidade científica internacional investiga a relação entre a doença e a infecção pelo vírus zika, apontada como a causa mais provável.

“Temos que discutir os problemas que afetam o cotidiano das pessoas e a disseminação do vírus zika é uma das questões que mais afligem os brasileiros neste momento”, afirma Cambaúva. Ela é responsável pela criação de grupos de trabalho reunindo filiados ao PPS e cidadãos de São Caetano e planeja organizar um encontro no início de março.

A ideia é exibir trechos da edição especial do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que foi ao ar no dia 1º de fevereiro e tratou justamente do combate ao Aedes aegypti. A atração comandada pelo jornalista Augusto Nunes recebeu, na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB); o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip; o secretário municipal da saúde, Alexandre Padilha (PT); e o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

O deputado Roberto Freire, que recentemente escreveu um artigo sobre a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito, endossou a iniciativa de Cambaúva e criticou duramente o governo da presidente Dilma Rousseff pela omissão na área. "Temos um governo que se mostrou irresponsável. Houve contingenciamento para o combate à dengue. É um descaso com a saúde brasileira", disse o parlamentar.

Aborto

O presidente do PPS foi além e se comprometeu a levar a iniciativa de um amplo debate sobre o assunto às instâncias partidárias nacionais, entre as quais a Coordenação Nacional de Mulheres do PPS. Para o deputado, é importante entrar no debate sobre a descriminalização do aborto para as mulheres grávidas infectadas pelo vírus zika, como chegou a defender o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos.

“É um tema delicado, muito contaminado no Brasil pela influência de grupos religiosos, mas que precisa ser enfrentado e se intensifica a partir desta intervenção da ONU”, avalia Freire. “Não se trata de nenhum incentivo ao aborto, mas talvez também não deva haver proibição nesses casos. Que se conceda o direito à mulher de decidir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário